Obras de requalificação na Rua D. João I começam esta segunda-feira
A intervenção, com um prazo de execução de 10 meses, contempla o reperfilamento da via, percurso ciclável e o alargamento dos passeios, com o objectivo de promover a pedonalização e criar sítios arborizados.
Ao mesmo tempo, as infraestruturas de rede de águas pluviais, águas residuais e abastecimento de água serão reformuladas, bem como será melhorada a iluminação pública e a rede de telecomunicações. Também serão efectuados trabalhos de restauro e conservação no Padrão de D. João I.
A obra encontra-se dividida em duas fases. A «Fase 1», entre o Padrão e a Rua Dr. Bento Cardoso, e a «Fase 2», que contempla uma intervenção entre a Rua Dr. Bento Cardoso e a Rua Paio Galvão.
Na primeira fase, será proibido o trânsito e estacionamento, a partir do dia 13 de Julho, segunda-feira, entre a Rua das Lameiras e a Avenida Conde Margaride.
Esta obra foi adjudicada pelo valor de 963.224,16 euros, montante ao qual acresce a taxa de IVA em vigor. A área de intervenção compreende o tecido urbano medieval extramuros, inserida na Zona Especial de Proteção à área classificada pela UNESCO, como Património Mundial, abrangendo a Rua D. João I, bem como os espaços frontais à Igreja de São Domingos e à Capela e Hospital da Ordem Terceira de São Domingos.
Marcações: obras, requalificação, Rua D. João I