Comunidade escolar feliz com regresso à nova escola EB 2,3 de São Torcato requalificada

images/fotoarquivo/2018/freguesias/s_torcato/eb_s_torcao_inaugurao.jpg

O Secretário de Estado da Educação, Alexandre Homem Cristo, e o Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, participaram esta quarta-feira na cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Escola EB 2, de São Torcato. A renovação do estabelecimento de ensino envolveu um investimento de 5, 7 milhões de euros, totalmente financiados pelo PRR

Na cerimónia de inauguração, o Director do Agrupamento assumiu que a comunidade escolar tem agora responsabilidades acrescidas.
"Toda a família da Escola Básica de São Torcato está de parabéns. Não só porque o Agrupamento esteve de parabéns no passado dia 21 mas porque revelou ao longo dos últimos dois anos solidariedade, tolerância e acima de tudo paciência. Fomos resilientes, era muito fácil reclamar do estado das coisas até mesmo mudar de escola, alunos e professores", afirmou José Alberto Freitas.
Mas não foi isso que aconteceu. Dois anos volvidos, o Director espera que a comunidade seja "feliz".
"Os nossos alunos sabem que o conceito de felicidade não se associa apenas a uma casa nova, isso era reduzir a felicidade a muito pouco. A felicidade alcança-se através das relações humanas, da empatia e da humanização", acrescentou.

A realização da obra obrigou a escola a andar com a «casa às costas». Uma realidade que implicou sacrifícios e prejuízos recompensados pela "reconhecida qualidade da obra", como referiu o Presidente da Junta de S. Torcato. Alberto Martins agradeceu ao Presidente da Câmara e à comunidade local.
"Toda a vila de São Torcato sofreu imenso com a falta dos alunos e de toda a comunidade escolar durante este período em que decorreu a obra", salientou.
Para o Autarca, "o comércio e os serviços sofreram. Foi um passo atrás para no futuro podermos dar vários em frente".
Em várias intervenções foi salientado o papel decisivo do Presidente da Câmara para a reconhecida qualidade da obra executada. Domingos Bragança recordou ter recusado um projecto inicial que apontava para um valor de obra muito menor.
"O projecto anterior custava 600/700 mil euros e hoje estamos a inaugurar uma obra de 5,7M€ que se vão juntar mais 2,5 M€ que também ficará um pavilhão novo com a reabilitação que vamos realizar. Não quero um pavilhão arejado e pintado, quero um pavilhão que corresponda à qualidade desta escola. É isso que vamos fazer", garantiu.
A esta promessa, o Presidente da Câmara acrescentou melhorar a qualidade do anfiteatro do estabelecimento de ensino, reivindicada pelo Director da Escola.
O Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional mostrou-se "surpreendido" com a qualidade da intervenção e o Secretário de Estado Adjunto da Educação congratulou-se por saber que antes da sua requalificação a Escola EB 2,3 de São Torcato já era uma boa escola.

"Esta já era uma boa escola. Muitas vezes consideramos que ter uma escola bonita ou com condições é ter uma boa escola, mas as coisas que acontecem lá dentro não são assim tão boas. Neste caso, tínhamos o contrário, tínhamos uma escola a necessitar de requalificação e com bons resultados. Esta é de facto uma Escola que tem bons resultados apesar de tudo. E o apesar de tudo tem várias camadas. Tinha as condições que não eram as melhores, tinha uma dispersão dos alunos nestes dois anos durante as obras e o contexto de intervenção prioritária. E mesmo assim, é uma escola que apresentou bons resultados", afirmou Alexandre Homem Cristo.
A festa da inauguração da requalificação da escola EB 2,3 de São Torcato ficou assinalada com diversas actuações dos alunos.


Marcações: Inauguração, requalificação, EB 23 São Torcato

Imprimir Email