Guimarães comemora Batalha de S. Mamede

images/fotoarquivo/2018/monumentos/castelo_guimaraes-2.jpg

Esta quarta-feira é feriado Municipal em Guimarães. Assinalam-se os 892 anos da Batalha de S. Mamede.

Devido à pandemia, as comemorações deste Dia Um de Portugal são condicionadas. O programa começa, às 10h00, com o hastear das bandeiras na sede do Município. Às 10h30, é celebrada missa na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira. Pelas 12h00, é inaugurada, em Santo Estêvão de Briteiros, a requalificação da Escola Básica de Fafião. Depois, às 17h00, da igreja da Oliveira ao Paço dos Duques de Bragança, há visita guiada encenada «Aqui viveu Portugal». As comemorações encerram com a sessão solene, marcada para as 18h00, no Paço dos Duques de Bragança, presididas pela Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira e que será transmitida via streaming no canal do facebook do Município de Guimarães, como todas as iniciativas do programa.

Na sessão vão ser distinguidos com Medalhas de Mérito Municipal Humanitário os profissionais de saúde, voluntários e ainda profissionais dos serviços essenciais envolvidos na luta contra a propagação na Covid-19. São distinções de que ficarão fiéis depositários, uma o Hospital da Senhora da Oliveira e as restantes o Arquivo Alfredo Pimenta. 

Recorde-se que no dia 24 de Junho de 1128, as tropas lideradas pelo jovem Afonso Henriques derrotaram os fiéis de sua mãe, D. Teresa, apoiados pelo Conde galego Fernão Peres de Trava, naquele que é considerado o acto decisivo e fundamental para a independência de Portugal.

Marcações: 24 de Junho de 1128 - Batalha de S. Mamede

Imprimir Email