Covid-19: CIM do Ave diz que Plano Preventivo do Governo é imprudente por esquecer o Norte
Em comunicado, os autarcas de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Famalicão e Vizela manifestam a sua "grande surpresa" ao verem que o Plano Preventivo do Governo de combate à Covid-19, que prevê a realização de testes em lares de idosos, não contemple a zona Norte apesar de ser a região mais afectada pela pandemia.
Recorde-se que o referido programa definiu como prioridades na distribuição geográfica dos testes à Covid-19, Évora, Guarda, Algarve, Aveiro e Lisboa.
Face a esta decisão, os referidos autarcas decidiram demonstrar "o seu desagrado com o Governo, afirmando a sua total solidariedade para com as Instituições da Zona Norte".
"A decisão de não começar a testar lares de idosos nos Distritos que registam mais casos de Covid-19 é imprudente, incompreensível e pode ser, em última instância, irreversível. Sabendo da escassez dos recursos disponíveis para o combate a esta pandemia, a CIM do Ave e os oito municípios que a constituem reconhecem o esforço e a dedicação do Governo de Portugal perante o panorama actual, mas apelam a uma resposta urgente e mais eficaz das Autoridades de Saúde nas zonas mais afectadas do País, combatendo o surto onde ele tem maior e mais dramática expressão", pode ler-se no mesmo comunicado.
Marcações: CIM do Ave, covid-19, Plano Preventivo do Governo