Câmara quer transferir comunidade cigana para habitações do IGAPHE.
Está encontrada a solução para acabar com as barracas existentes nas imediações da Variante de Creixomil. O Executivo municipal vimaranense vai apreciar, amanhã, uma proposta que aponta para a instalação da comunidade cigana em habitações sociais pertencentes ao IGAPHE. Os serviços sociais da Autarquia preparam-se para acompanhar as famílias, oferecendo um projecto de vida alternativo à mendicidade e à sobrevivência em condições degradantes. Em parceria com o IGAPHE, a Câmara Municipal está empenhada em conferir mais dignidade à vida das famílias que habitam em condiçõesmiseráveis, oferecendo acompanhamento e orientação social para iniciarem uma nova etapa.
Ao que conseguimos apurar, os técnicos do Departamento de Acção Social têm mantido contactos com os responsáveis do IGAPHE para que seja facultada a utilização de algumas residências que se encontram disponíveis nos bairros sociais geridos pelo Instituto, assumindo a Autarquia eventuais encargos decorrentes da necessidade de equipar as habitações com os objectos e mobiliário essenciais.
Neste momento, estão a decorrer contactos com o IGAPHE para que sejam encontradas soluções nos prédios sociais existentes na cidade de
Guimarães e na freguesia de Gondar. Apesar de não se apresentar facilitada a missão de encontrar habitações condizentes com as características das famílias, dado o número elevado de pessoas por agregado, os técnicos do Departamento de Acção Social estão a estudar caso a caso. Além de uma residência, a Autarquia pretende oferecer a possibilidade de integração social, sendo garantido um acompanhamento sistemático.
Marcações: Sociedade