Dados do IDICT indicam diminuição do trabalho infantil

O fenómeno do trabalho infantil tem vindo a diminuir na nossa região. Durante o ano passado, a delegação de Guimarães do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho registou sete infracções, nas 588 acções de verificação realizadas nos diferentes concelhos onde exerce a sua intervenção. Um indicador que reflecte a mudança de comportamentos, apesar de muitos adolescentes continuarem a fugir à frequência da escolaridade obrigatória. No ano de 2002, os técnicos da delegação de Guimarães do Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho registaram 5 infracções, nas 539 visitas realizadas a unidades empresariais situadas nos concelhos de Guimarães, Vizela, Celorico de Basto e Fafe.
No ano passado, essa tendência manteve-se com a detecção de 7 infracções nas 588 acções de fiscalização. Estes números contrastam com a realidade que há alguns anos caracterizava o Vale do Ave, em que a verificação das situações de trabalho infantil assumiam repercussões mais preocupantes.
Progressivamente, a delegação de Guimarães do IDICT tem aumentado as visitas ao universo empresarial, de modo a controlar o trabalho de menores, tendo detectado a existência de casos marginais.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email