Turismo de Guimarães avança para estratégia de posicionamento da marca
A Câmara Municipal de Guimarães iniciou esta quinta-feira, 26 de Julho, um projecto para reforçar a actividade turística na cidade-berço.
É esse o trabalho que agora o Município se propõe realizar, com o apoio técnico especializado da empresa Bloom Consulting - consultora internacional especializada na análise e desenvolvimento de estratégias de “Country”, “Region” e “City” branding.
A empresa vai elaborar um estudo, tendo como objetivo principal definir o posicionamento da marca numa estratégia de captação de turismo.
A vereadora do Turismo, Sofia Ferreira, referiu que este projecto é uma "oportunidade para reforçar o papel da actividade turística", que tem tanto de "desafiante" como "aliciante".
Já o diretor geral da Bloom Consulting em Portugal, Filipe Roquette, apresentou alguns números do estudo já elaborado sobre o turismo em Guimarães, na conferência de imprensa realizada no Instituto de Design. Segundo os dados recolhidos pela empresa, Guimarães é o 12º município em Portugal mais procurado pelo turismo, com uma distância "pequena" para o 5º. O mesmo estudo indica que 67% das pessoas que procuram por um factor turístico relacionado com Guimarães são portugueses, seguido dos espanhóis (15%) e dos brasileiros (6%), bem como existe um crescimento na procura de 113% nos últimos quatro anos.
O responsável afirmou que vai ser criada uma estratégia para "as pessoas saber onde fica Guimarães no mapa", com um conceito "diferenciador" e "homogéneo", adiantando o papel dos vimaranenses. "Podem esperar um conceito que os represente, algo que seja representativo de todos e que as pessoas se identifiquem e vistam a camisola, ou seja, que sejam eles os principais exportadores dessa marca", explicou.
O presidente da Câmara, Domingos Bragança, afirmou que se trata de uma empresa com reputação internacional e destacou a pertinência de Guimarães nos portais digitais. "Este reforço digital é importante para potenciar o turismo. Esta empresa vai nos desenvolver, após um estudo, um plano com uma ideia apelativa, que deixe a vontade de visitar Guimarães", disse.
O autarca realçou ainda o património material e imaterial "riquíssimo" da cidade-berço e sublinhou a identidade "diferenciadora" dos vimaranenses. O valor do projecto rondará os 75 mil euros, mas o edil acredita que "terá proveitos excepcionais no futuro"
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