Linha de Guimarães inaugurada mas com problemas pendentes
Já é certo, os comboios vão retomar as ligações regulares entre Guimarães e o Porto. No entanto, existem ainda questões por resolver. Um dos problemas em aberto é a certeza de que a CP não consagra nas suas carreiras, paragens nos apeadeiros de Nespereira e da Cuca.Segundo o vice-presidente da Câmara, trata-se de uma questão que está a ser analisada com a CP e que se espera venha a ser resolvida a contento dos interesses das populações e do Município.
Outra questão também por resolver diz respeito ao tipo de viagens que serão realizadas. Fica por consagrar viagens directas e semi-directas.
Questão diferente, é a reivindicação da população de Covas de uma rampa desnivelada na antiga passagem de nível. Segundo António Castro, a situação de conflito é da inteira responsabilidade da Refer num processo em que a Câmara defendeu uma solução compatível com o nível exigido de uma entrada da cidade.
Polémicas à parte, a renovada linha de Guimarães vai ser inaugurada esta segunda-feira.
A inauguração começa às 11 e 30, com uma sessão que será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação.
Na cerimónia que vai decorrer no Hotel de Guimarães será efectuada uma apresentação da CP/Unidade de Suburbanos do grande Porto.
Depois desta sessão, segue-se a deslocação para a modernizada Estação de Guimarães. Após uma intervenção do Presidente do Conselho de Administração da REFER, pelas 12 horas e 45 minutos, a comitiva partirá num comboio especial rumo ao Porto, estando a chegada à Estação de Campanhã agendada para as 13 horas e 55 minutos.
Marcações: Sociedade