Concurso "Melhor Vinha" premeia Quinta de Guimarães
A Quinta de Tarrigo localizada nas Taipas, foi premiada pela Comissão de Viticultores de Vinhos Verdes no concurso "Melhor Vinha" promovido por aquela entidade. Ouvido pelo guimaraesdigital.com, o Presidente da Comissão de Viticultores explica que "ao longo do ano a vinha foi visitada por técnicos da Comissão de Viticultura e da Universidade que foram vendo a evolução da vinha ao longo do ciclo vegetativo. Foram também avaliados os tratamento que foram aplicados e como estava instalada a vinha. Ou seja, não é só a própria vinha que é avaliada, mas todos os trabalhos que estavam à sua volta". No fundo o prémio visa distinguir não só a qualidade das uvas mas todo o investimento que é feito ao longo do ano. Manuel Pinheiro explica que a Quinta de Tarrigo tem "vinha reconvertida e de alguma forma o exemplo que queremos para a região. Queremos vinhas novas e bem instaladas".Recorde-se que recentemente, a Comissão de Viticultores da Região dos Vinhos Verdes anunciou os resultados do concurso do melhor vinho verde de 2002. O primeiro prémio foi atribuído a um produtor de Guimarães. Ao conquistar o primeiro prémio, o vinho da Quinta de
Ermizio, da freguesia de Ronfe, foi distinguido com uma Medalha em Ouro atribuído por aquela Comissão.
A concurso apresentaram-se 66 concorrentes em representação de 47 concelhos que fazem parte da zona demarcada dos vinhos verdes. No final, o júri distinguiu o vinho verde da Quinta de Ermizio com a medalha de ouro.
Questionado pelo guimaraesdigital.com, sobre o facto dos vinhos produzidos de Guimarães terem sido distinguidos, Manuel Pinheiro é peremptório ao afirmar que "em Guimarães há bom vinho verde e tem-se estado a fazer uma série de investimentos em reconversão da vinha. Guimarães tem uma série de produtores de muito boa qualidade, uma Adega Cooperativa liderada por gente jovem e uma autarquia que tem estado atenta ao desenvolvimento do investimento na vinha".
Marcações: Sociedade