Presidente da Câmara promete nova auto-escada aos Bombeiros de Guimarães
O Presidente da Câmara prometeu todo o apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães por forma a tornar a instituição cada vez «mais robusta» ao serviço da população.Domingos Bragança falava na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos gerentes da centenária instituição vimaranense. Em resposta ao novo presidente da Direcção dos Bombeiros, o Edil prometeu empenho para equipar a Corporação com uma nova auto-escada, tendo em atenção as "especificidades" do Centro Histórico.
"A Câmara foi, é e será um parceiro da Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimaarães e, estarei sempre disponível, institucional e pessoalmente, para ajudar os Bombeirosa reforçar a sua capacidade de intervenção na defesa dos interesses da população", sublinhou.
O novo Presidente dos Bombeiros de Guimarães, João Miranda, lembrou que a Corporação é o "braço armado" da Protecção Civil do Concelho na defesa das populações. Mas para que isso possa acontecer cada vez com mais qualidade e eficácia, o novo Presidente lembrou a necessidade de equipar os bombeiros com as condições necessárias. Neste contexto lembrou as responsabilidades legais das juntas de freguesia a quem deixou um desafiou para a assunpção de um protocolo a fim de disponibilizarem o correspondente a "1% do Fundo de Financeiamento das Freguesias. Tal corresponderia a cerca de 22 mil euros anuais que permitiriam à Instituição ter mais dois bombeiros com vínculo permanete".
Na cerimónia de tomada de posse, o Presidente da Direcção cessante, Gualter Costa e Silva foi elogiado pelo seu desempenho. O Comandante Bento Marques sublinhou a excelência da qualidade da sua gestão para defender que o seu nome "deve ficar gravado a letras de ouro na história desta instituição".
Na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães, marcaram presença diversas personalidades, nomeadamente o Presidente da Assembleia Municipal, João Torrinha, o Comandante Distrital de Socorro de Braga, Hermenegildo Abreu e o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, Jorge Machado, para além de representantes de corporações de bombeiros da região.
Marcações: Sociedade