Domingos Bragança desafia privados a transformar edifícios industriais desactivados em áreas habitacionais

Para "dar uma nova vida" aos edifícios industriais desactivados existentes em Guimarães, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, lançou um desafio: transformar essas antigas fábricas em espaços destinados a habitação, mantendo a traça arquitectónica dos imóveis.

Na entrevista ao Programa Largo do Toural, da Rádio Santiago, Domingos Bragança manifestou a disponibilidade da Autarquia para articular esforços no sentido de promover a regeneração de imóveis que estão devolutos. "Temos projectos para criar mais fogos para a habitação social e desafio que deixo é que os edifícios industriais abandonados, na própria Cidade, sejam convertidos em habitação, mantendo as fachadas e outros vestígios. Esses edifícios poderão ser destinados a habitação, de várias áreas, não necessariamente habitação social", afirmou.

"Há muitos edifícios industriais que podiam ganhar uma nova função. Podemos ver o modelo de compensar ou induzir o investimento por parte dos proprietários", assumiu, observando que existem edifícios industriais na Cidade que "mantendo as sua traça original poderiam ser transformados em habitações de grande qualidade, de grande conforto... A Câmara está disponível para trabalhar ao nível dos fundos comunitários e poderá ser uma excelente resposta para regeneração de todo o tecido citadino".

 

 

Marcações: Sociedade

Imprimir Email