Guimarães é finalista em duas categorias do Green Project Awards
A Câmara Municipal de Guimarães viu dois dos seus projectos serem incluídos na lista de finalistas da 10ª edição do Green Project Awards 2017, em duas categorias, sendo o Município com mais presenças nesta fase final.Os projectos finalistas pertencem às categorias de Gestão Eficiente de Recursos, com o projecto Academia de Ginástica de Guimarães – Modelo de Carbono Zero, e Iniciativa de Mobilização, com o EducaBicla.
A Academia de Ginástica de Guimarães é um edifício ambientalmente de referência, construído com materiais inovadores, tecnologia de ponta e um elevado grau de eficiência energética, ao consumir a energia produzida pelo próprio imóvel. Localizada perto do Parque da Cidade, nas imediações da Escola Santos Simões, o equipamento integra o processo de candidatura que Guimarães apresentou à Capital Verde Europeia 2020.
O EducaBicla é um projecto educativo que visa sensibilizar os cidadãos para os modos activos e para hábitos mais sustentáveis. A bicicleta é uma opção de mobilidade urbana que não dispensa uma aprendizagem técnica e cívica para que seja utilizada de forma segura e responsável. Com início em 2016, cerca de 1600 alunos das escolas básicas do concelho de Guimarães frequentaram o curso EducaBicla e adquiriram o Cartão do Ciclista Urbano.
Os projectos vencedores serão anunciados na conferência “Cidadania e o Futuro da Sustentabilidade” que se realizará na próxima sexta-feira, na Alfândega do Porto.
Distribuídos por dez categorias, os projectos finalistas distinguem-se pela inovação e pela promoção de boas práticas ambientais.
Marcações: Sociedade