Desemprego aumentou no distrito entre Janeiro e Junho
O desemprego aumentou no distrito entre Janeiro e Junho deste ano. Pelas contas da União de Sindicatos de Braga, houve mais 12 mil desempregados do que no ano passado. São sobretudo jovens até aos 25 anos, com formação igual ou superior ao 12º ano. Em comunicado, a União de Sindicatos de Braga contesta o que chama de "inércia total" dos serviços de fiscalização da Segurança Social, que permitem que diversas empresas estejam meses ou mesmo anos sem entregarem as suas contribuições e as dos próprios trabalhadores.A nota da União de Sindicatos de Braga refere ainda que há empresas do distrito "que recorreram ao lay-off e estão a promover o trabalho
extraordinário, ilegal e clandestino, com recurso a muitos trabalhadores abrangidos pelo lay-off". A União de Sindicatos de Braga não fica por aqui e acrescenta que há empresas que continuam a pressionar os trabalhadores para a rescisão amigável do contrato, garantindo-lhes que a Segurança Social paga de imediato o fundo de garantia salarial.
Perante a gravidade da situação, a União de Sindicatos de Braga decidiu convocar uma nova reunião para o próximo dia 28. Entretanto, no dia 12 de Setembro, a estrutura sindical reúne com quadros sindicais para analisar e decidir a contratação colectiva.
Marcações: Sociedade