Sexta edição da Feira Afonsina vai retratar «Recontro de Valdevez»

A Feira Afonsina vai realizar-se novamente em Junho, entre os dias 23 e 26. O certame vai decorrer ao longo de quatro dias, retratando o episódio do «Recontro de Valdevez», que se traduziu num combate entre os exércitos de D. Afonso Henriques e D. Afonso VII de Castela, seu primo.

Organizado pela Câmara de Guimarães, o evento vai abranger toda a área classificada com o título de Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, com as ruas, praças e largos do Centro Histórico e da Colina Sagrada a serem objecto da recriação histórica. 

A Autarquia está empenhada em acentuar a recriação da vila medieval vimaranense, envolvendo a população e os comerciantes, estando prevista a realização de acções de formação e workshops temáticos para voluntários. Paralelamente, serão fornecidos conselhos e orientações aos comerciantes do Centro Histórico no sentido de decorarem os seus espaços, num esforço que será complementado pela animação oficial do evento e pela implantação de artesãos e artífices em áreas específicas.

Na reunião desta quinta-feira, a vereação aprovou por unanimidade a alteração de preços de inscrição para comerciantes. As taxas de participação mais caras por metro quadrado serão cobradas aos mercadores do sector alimentar, variando os preços em função da localização.

Durante a discussão da proposta, o Vereador do CDS-PP, António Monteiro de Castro, à semelhança do que já tinha manifestado em anos anteriores, lamentou que a proposta não seja acompanhada de uma estimativa orçamental.

O Vereador da Cultura, José Bastos, rebateu a argumentação, sublinhando que o Plano e Orçamento da Câmara de Guimarães tem já a verba previsional de investimento no valor de 200 mil euros, estimando-se a obtenção de receitas directas de 30 mil euros.

A próxima reunião do executivo municipal vimaranense vai ser descentralizada, estando marcada para o dia 21 de Janeiro, na vila de Brito, no edifício dos Espaços Criativos.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email