Forças Armadas concentradas em Guimarães

O Dia das Forças Armadas foi comemorado em Guimarães. Guimarães acolheu, este sábado, as primeiras cerimónias comemorativas do Dia das Forças Armadas que, por resolução do Conselho de Ministros, se passam a realizar, em 24 de Junho ou no sábado imediatamente seguinte.

Como resulta desta resolução, o Ministro de Estado e da Defesa, Paulo Portas, sublinha que a junção numa só comemoração dos três ramos das forças armadas representa uma maior cooperação futura entre o Exército, Força Aérea e Marinha.

Paulo Portas revelou ainda que a política de dinamização das forças armadas passa por uma redução de efectivos e uma maior especialização dos militares. Por outro lado, o ministro da Defesa anunciou mudanças importantes na renovação do equipamento das forças armadas.

A cerimónia militar, presidida pelo Presidente da República, contou ainda com a presença do primeiro ministro, Durão Barroso e do Presidente da Assembleia da República, Mota Amaral.

A cerimónia, que decorreu no campo de S. Mamede, começou com o discurso do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, Almirante Mendes Cabeçadas, seguiu-se a imposição de condecorações aos militares que se distinguiram pelos serviços prestados e terminou com o habitual desfile militar acompanhado por uma formação de aeronaves de combate que efectuou o sobrevoo das forças em parada.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email