Vereação camarária aprova medalhados do 24 de Junho
O executivo camarário reúne esta quinta-feira. A vereação vai aprovar a lista das personalidades a distinguir no 24 de Junho. Fernando Távora e António Xavier vão ser distinguidos com as medalhas de ouro. Fernando Távora vai receber a medalha da Cidade em ouro. O Arquitecto portuense, com raízes vimaranenses, foi um dos responsáveis pela reabilitação do Centro Histórico, agora Património Cultural da Humanidade. Em Guimarães, foi ainda responsável pela recuperação do Mosteiro de Sta. Marinha, convertendo o espaço na pousada histórica da Enatur.Também o antigo Presidente da Câmara António Xavier receberá a medalha de mérito social em ouro. Ainda sem conhecimento oficial desta distinção, António Xavier mostra-se honrado com a atribuição da medalha de mérito social.
Outras distinções: a cantora lírica das Taipas, Elisabete Matos, vai ser distinguida com a medalha de mérito artístico em ouro. Mérito artístico mas, em prata, será atribuído a Gaspar Carreira. Este artifíce do ferro revela a comoção, embora considere que a distinção é um pouco tardia.
Por seu turno, a Casa do Povo de Fermentões, vai receber a medalha de mérito Associativo em prata, sendo que o Clube Operário de Campelos será distinguido com mérito desportivo, também em prata. Entretanto, a Cooperativa Agrícola de Guimarães, será distinguida com medalha de mérito agrícola em prata.
Serão ainda distinguidos com a medalha de bons serviços em prata, os funcionários Municipais Maria da Conceição Costa Pereira Sousa Ribeiro e Joaquim Miranda Freitas.
As condecorações serão atribuídas na sessão solene do Dia Um de Portugal.
Marcações: Sociedade