Empresa de S. João de Ponte integra a lista de suspeitas
A empresa Avigui-Pomarelho de S. João de Ponte consta da lista de empresas sequestradas por suspeita de uso de nitrofuranos. O Diário de Notícias publica hoje a lista das 42 explorações que foram colocadas em sequestro pela Direcção Geral de Veterinária, da qual faz parte a empresa vimaranense. Refira-se ainda que a Avigui-Pomarelho é uma das empresas que estiveram quatro meses sem ordem de sequestro após análise positiva. Da lista publicada pelo DN constam empresas quase todas produtoras de frangos, sendo quatro de perús, três de codornizes, uma de suínos e outra de coelhos.Refira-se ainda que neste momento, e cerca de duas semanas depois deste polémico caso ter estoirado, há mais três explorações a juntar às 43 iniciais. Recorde-se que os serviços da Direcção-Geral de Veterinária ordenaram o sequestro das explorações suspeitas de uso de nitrofurano no início de Fevereiro. No entanto, esta directiva não foi logo cumprida pelas direcções regionais. O que só veio a acontecer no passado dia 25, embora o processo sanitário mande que seja de imediato.
Segundo o DN, na maioria dos casos, o encerramento das unidades de produção só foi efectuado quatro meses depois de se saber que a substância estava a ser usada. É o caso da Avigui-Pomarelho.
O Guimarães Digital contactou a gerência da empresa de S. João de Ponte para reagir à notícia, no entanto recusou-se a prestar quaisquer declarações.
Marcações: Sociedade