VÍDEO: Fendas na fachada obrigam a intervenção no Santuário de S. Torcato
O Santuário de S. Torcato está novamente em obras. As fendas existentes na fachada do edifício estão na origem da intervenção destinada a reforçar a estrutura do imponente templo. A execução do projecto requer um investimento de 250 mil euros.As fendas existentes na fachada principal do santuário há muito que preocupam a Irmandade de S. Torcato. As anomalias existentes são facilmente identificadas na estrutura do templo e já foram objecto de um estudo científico, liderado pelo Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.
O edifício tem vindo a ser monitorizado, dando continuidade ao levantamento exaustivo sobre a dimensão e origem das fendas e deslocamentos identificados na fachada, no coro e nos arcos das capelas.
Fazendo questão de garantir que as anomalias estão registadas e de que não representam perigo para a segurança, o Juiz da Irmandade de S. Torcato justificou a intervenção em curso com a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipa especializada da Universidade do Minho.