Vimágua quer acabar com ligações de águas pluviais à rede de águas residuais

A Vimágua está a promover uma acção de fiscalização nos concelhos de Guimarães e Vizela para combater as ligações das águas pluviais à rede de águas residuais.
O Presidente do Conselho de Administração daquela empresa inter-municipal fala de operação que visa combater ligações ilegais que conduzem para a rede de águas residuais as águas da chuva.

Costa e Silva salienta que particularmente em época de chuvas, a ligação das águas pluviais à rede de águas residuais é responsável por diversos problemas.

Para além de um problema ambiental, a ligação das águas pluviais à rede de águas residuais é também um problema económico. Com a água das chuvas conduzida para a rede de águas residuais, aumenta exponencialmente o valor da factura da Vimágua pelo seu tratamento, cgegando aos 100 mil euros/mês.

Os proprietários dos prédios e habitações detectadas com ligações das águas pluviais à rede de águas residuais estão a ser notificados para alterarem a ligação num prazo de 30 dias. Caso isso não aconteça, há uma actuação coerciva bem como a aplicação de uma coima, o que até hoje ainda não aconteceu interpretando a Vimágua esta realidade como a consciencialização dos proprietários para a natureza e a importância do problema.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email