Câmara e UM planeiam Cidade Universitária

O concurso para a obra dos espaços para as "Bandas de Garagem" será lançado no final deste mês, naquela que é a primeira intervenção no edifício do Teatro Jordão.
Revelação feita no final de uma reunião realizada ontem entre a Câmara e a Universidade do Minho. As duas partes acordaram quanto à compatibilidade dos espaços de ensaio das bandas de garagem no rés do chão do edifício do Teatro Jordão com a Escola de Música Valentim Moreira de Sá e as Artes Performativas da UM.
O projecto para o Teatro Jordão será elaborado tendo em conta o compromisso possível entre a preservação da memória física e a nova função de Escola. 

Na reunião foram abordados outros projectos tendo ficado decidido o reforço da equipa da UM tendo em vista a candidatura a Capital Verde Europeia. Foi ainda abordada a intervenção urbana na zona nascente do Campus de Azurém, junto das residências universitárias.

A Autarquia vai proceder a uma intervenção de beneficiação no pavimento, percursos pedestres e zonas de estacionamento na zona da Antiga Escola Secundária da Veiga, na ligação à Rua 24 de junho, em Azurém.

Para a afirmação de Guimarães como cidade universitária vai ser implementada uma “Bolsa de Alojamento”. Foram ainda abordados assuntos relacionados com o desenvolvimento do AvePark, designadamente, o Instituto Cidade de Guimarães e incubadora de empresas. Câmara e Universidade vão estudar a possibilidade de realizar um Festival de Outono. 

Na reunião que terá carácter bimensal, foi calendarizada a agenda no sentido de articular os principais dossiês existentes entre o Município e a UM, designadamente, o modelo de gestão do Campus de Couros, a definição do espaço físico do Teatro Jordão e Garagem Avenida, o início da actividade do Laboratório da Paisagem e a execução da fase final do Centro de Ciência Viva de Guimarães.


Marcações: Sociedade

Imprimir Email