UNAGUI comprou sede da Associação dos Viajantes de Guimarães

A Unagui vai ter instalações próprias. O sonho antigo da Universidade do Autodidacta de Guimarães vai tornar-se realidade dentro de um ano.
“Já há um contrato de compra e venda de um negócio que fica consumado nos próximos dias”, afirmou aquele dirigente associativo
O Presidente da Unagui anunciou a compra do imóvel com “capitais próprios e passará a ser a nossa sede logo que esteja recuperada e adaptada”.
O anúncio foi feito por Inácio Menezes a propósito dos 20 anos da Unagui - Universidade do Autodidacta de Guimarães, assinalados no passado sábado, com um concerto de ano novo, na Igreja da Oliveira, com grupos corais de Espinho, Vila do Conde e Guimarães e uma sessão solene.
“20 anos é uma data muito importante, e excepcionalmente importante porque finalmente conseguimos comprar uma casa para onde tencionamos mudar-nos daqui a um ano. O edifício vai entrar em obras de remodelação. É uma casa grande que satisfaz as necessidades da Unagui. Com esta compra demos corpo a um anseio de 20 anos que estava a custar muito a resolver mas para o qual finalmente encontramos a solução”, referiu.
Com efeito, a necessidade de encontrar uma alternativa às actuais instalações do Largo Martins Sarmento foi sendo reivindicada pela Unagui que reclamou apoio da Câmara. As últimas possibilidades apontaram para uma construção nova nas imediações do Parque da Cidade ou na zona de Couros, como sugeria a Câmara.
Inácio Menezes não tem dúvidas de que com instalações novas e próprias, a Unagui iniciará “uma nova fase da sua existência”.
“É  início de uma etapa tremenda da vida da Unagui, é um renascer propriamente dito que já estava a rebentar pelas costuras. Nas novas instalações vamos ter espaço para desenvolvermos em melhores condições as nossas actividades”, salientou.
Na verdade, Inácio Menezes assume que com ‘casa nova’, “as nossas actividades serão intensificadas. Pretendemos criar uma nova valência, um centro de dia activo, para o qual já temos a aprovação da Câmara e da Comissão Interfreguesias e estamos apenas à espera de acabar o projecto para o submeter à Segurança Social para aprovação”.
Nesta altura não é difícil imaginar que a Unagui “vive momentos de grande entusiasmo”.
“Uma grande parte dos alunos e dirigentes são da origem da Unagui, empenharam-se muito no objectivo de conseguir instalações próprias e, nessa medida, o entusiasmo é efectivamente grande”, referiu.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email