VÍDEO: Autarcas da CIM do Ave optimistas quanto ao futuro do território

Mais coesão, mais desenvolvimento, mais oportunidades e mais emprego são os desejos para os próximos sete anos dos autarcas dos municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal do Ave.

Subordinada ao tema “Memória Futura do Território do Ave no Horizonte 2020”, decorreu ontem no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, Vila Nova de Famalicão, uma conferência que juntou presidentes de câmara e vereadores dos municípios que integram a CIM do Ave. Os participantes apresentaram a sua visão para o desenvolvimento futuro daquelas autarquias, perspetivando algumas áreas de investimento a contemplar no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020.
^
Ao nível de infraestruturas básicas e equipamentos, os intervenientes assinalaram a evolução registada nos últimos anos, reconhecendo algumas fragilidades no domínio das acessibilidades, nomeadamente no município de Mondim de Basto.

A fixação da população foi outra das questões abordadas neste evento, que teve como moderador Luís Santos, jornalista e docente da Universidade do Minho.  

Apesar do optimismo demonstrado pela maioria dos autarcas, o presidente do Conselho Executivo da CIM do Ave e autarca de Fafe, José Ribeiro, defendeu a Regionalização, apontado-a como única solução para uma maior união  e um desenvolvimento mais equitativo do território. “Vamos acreditar que até 2020 haverá regiões e que por efeito dessas regiões, desse poder intermédio entre o Estado central e o poder municipal, se possa fazer mais desenvolvimento, se possa dar mais coesão e maior unidade ao território, um desenvolvimento mais igual por todo o território”, afirmou.

O anfitrião do evento, Armindo Costa, pediu outra dinâmica para a Comunidade Intermunicipal do Ave que passa por uma maior intervenção do Secretário Executivo. “Enquadrar a CIM numa dinâmica diferente em que o Secretário Executivo seja um elemento preponderante em toda a estratégia, de forma a que o presidente apenas se tivesse que debruçar a analisar se o caminho está a ser bem ou mal seguido”, apelou o autarca.

Filmes Promocionais dos Municípios da CIM do Ave e Festival Harmos 

Antes da conferência, foi apresentado o Festival Harmos, que vai decorrer entre os dias 18 e 28 deste mês nos municípios da CIM e que vai reunir em Portugal a Arte das Melhores Escolas de Arte do Mundo. O Festival foi apresentado pelo Director de Produção Rui Couto, que vincou a importância da participação do público neste evento que será, “a grande oportunidade para ver a música do futuro e estar com os músicos do futuro”.

A iniciativa contemplou ainda a apresentação dos filmes promocionais de turismo dos Municípios CIM do Ave, um projecto com financiamento do ON2 - O Novo Norte, e do Eixo Prioritário – Governação e Capacitação Institucional.

Os filmes, que já estão disponíveis online, foram realizados com o  objectivo de promover, não só cada município individualmente mas também o território da CIM do Ave no seu todo. A apresentação esteve a cargo do realizador da Universidade do Minho, Martin Dale, que destacou que “este projeto enquadra-se num objectivo de marketing territorial de criar uma unidade entre todos”. “Criar um espirito de modernidade, revelando através de imagens o corpo e a alma de cada sitio, desperta-se no público a vontade de conhecer cada um dos municípios”, observou.

Marcações: Sociedade, Video

Imprimir Email