Senhora da Lapa incorpora Ronda da Lapinha

A Senhora da Lapa que se venera no Santuário de Sernancelhe está em Guimarães, na igreja da Ordem Terceira de S. Francisco.
A imagem da Virgem fez esta deslocação até à Cidade Berço, na sequência da iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha que, no próximo domingo, organiza a tradicional Ronda. 

No próximo domingo, cumpre-se mais uma ronda da Lapinha. A Irmandade quer afirmar “a maior manifestação de fé” de Guimarães num produto turístico, estando empenhada em repetir o êxito alcançado por esta manifestação fé em 2012, em ano da Capital Europeia da Cultura, por ocasião dos 400 anos da Ronda.

Com esse objectivo decidiu introduzir um um factor novo, recebendo a Senhora da Lapa, de Sernancelhe. Florentino Cardoso assinalou que a veneração à Senhora da Lapinha está intimamente ligada à Senhora da Lapa, ao lembrar que, na freguesia de Calvos, começou por ser venerada a Senhora da Lapa, conforme atestam documentos do início do século XVII, numa altura que as gentes vimaranenses se deslocavam àquela encosta montanhosa para prestarem culto à Virgem na Lapa. A veneração à Senhora da Lapinha teve início, precisamente, por essa altura, como atestam documentos datados de 1612. Mas, a veneração popular foi oficialmente interrompida em 1917 e durante cerca de 10 anos, em tempos conturbados no pós-implantação da República. A Ronda foi retomada na sequência de um movimento de comerciantes da Cidade que rumaram a Braga para pedir ao Arcebispo que a manifestação de fé fosse retomada. Desde então, a Ronda realiza-se anualmente, com os peregrinos a cumprirem religiosamente 21 quilómetros de trajecto, num percurso que sai da Lapinha, passa pela Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e regressa à Lapinha, numa manifestação em que se pede a protecção das colheitas.

A ronda deste ano conta com a colaboração de diversas entidades, concretamente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Turel, Câmara Municipal de Guimarães, Irmandades de Nª Sª da Oliveira e S. Pedro e das Juntas de freguesia da Cidade. Esta última entidade chamará a si a tarefa de introduzir uma novidade profana na edição deste ano. Trata-se de uma mostra de produtos regionais de Guimarães e Sernancelhe marcada para o Largo de S. Francisco, no próximo domingo, coincidindo com o dia da Ronda da Lapinha.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email