Guimarães recebe I Conferência Internacional em Fibras Naturais
A Universidade do Minho, através da sua interface TecMinho, leva a cabo a I Conferência Internacional em Fibras Naturais Materiais Sustentáveis para Aplicações Avançadas, a decorrer no Hotel de Guimarães entre domingo e terça-feira.A iniciativa tem como objectivo discutir aplicações avançadas das fibras naturais em diversas áreas, incluindo medicina, construção, arquitectura, desporto, transporte, entre outras. Conta com 250 especialistas de 40 países, dos cinco continentes, assumindo-se como um evento mundial de referência nesta área.
A utilização de materiais que contribuam para a sustentabilidade do planeta tem sido uma das tendências mais relevantes da investigação nos últimos anos, representando igualmente oportunidades de negócio muito interessantes para as empresas. Para além de serem 100% biodegradáveis, no final do seu ciclo de vida, as fibras naturais proporcionam intrinsecamente funcionalidades muito interessantes aos produtos, incluindo bioatividade, gestão de humidade, isolamento térmico, características antifogo, entre muitas outras.
A conferência juntará os mais reputados especialistas mundiais de empresas, universidades e centros tecnológicos num ambiente de partilha de conhecimento e de oportunidades. O responsável da conferência é o professor Raul Fangueiro, coordenador do projeto Fibrenamics e professor da Escola de Engenharia da UMinho.
Marcações: Sociedade