UM atribui doutoramento honoris causa a Nuno Portas

A Universidade do Minho atribui sexta-feira, pelas 15h00, o doutoramento honoris causa ao arquiteto Nuno Portas, numa cerimónia no Paço dos Duques, Guimarães. A condecoração foi proposta pela Escola de Arquitetura da UMinho, que Nuno Portas ajudou a fundar. O reputado arquiteto, professor e urbanista, formou também boa parte dos docentes que compõem os quadros da EAUM e participa em diversas atividades extracurriculares para melhorar os projetos desta Escola. Para além disso, tem uma ligação de três décadas à região, nomeadamente como consultor do Município de Guimarães e dos planos de ordenamento do Vale do Ave.

Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu em Vila Viçosa em 1934 e é pai de Paulo (ministro da Defesa), Miguel (eurodeputado, já falecido) e Catarina (jornalista, empresária). Recebeu diversas distinções, como o Prémio Abercrombie e a Grande Cruz da Ordem do Infante, foi consultor da ONU e da UE e colaborou em planos territoriais de quatro continentes. É professor emérito da Universidade do Porto e também doutor honoris causa pelo Politécnico de Milão e pela Universidade de Aveiro. No pós-Abril de 1974 fez parte dos três primeiros governos provisórios como secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Publicou inúmeros livros, artigos e tem-se dedicado à investigação e produção teórica, sendo o presidente da associação EUROPAN.
Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, é o padrinho do homenageado. A sessão conta com várias personalidades nacionais e internacionais.



Marcações: Sociedade

Imprimir Email