TUG com menos passageiros nos primeiros meses de 2012

Desde o início do ano, a procura dos Transportes Urbanos de Guimarães está a diminuir. Os dados constam do relatório de exploração de 2011 e análise da procura nos primeiros oito meses deste ano. A quebra na procura dos TUG está associada ao crescimento da taxa de desemprego e à perda de poder de compra.
Para o Presidente da Câmara, a situação de crise deveria mudar comportamentos das pessoas. António Magalhães manifestou-se confiante numa viragem de atitude em relação aos transportes urbanos.

Relativamente a 2010, no ano passado registou-se uma diminuição da procura de 17 por cento nas vendas de bilhetes de motorista e nos 16 por cento na venda de multiviagens, tendo aumentado nos primeiros meses de 2012. O passe de reformado cresceu em 2011, tendo esse aumento estabilizado este ano.
Numa análise à situação actual, o Presidente da Câmara de Guimarães reconhece que há menos pessoas a andar nos TUG, mas assinala também que as receitas provenientes do imposto único de circulação também diminuíram.

De acordo com a documentação revelada na última reunião do executivo municipal, a tendência de perda de passageiros verificada nos últimos anos coloca a empresa numa situação financeira complicada, sendo urgente uma reestruturação profunda da oferta de modo a garantir a sua sustentabilidade nos próximos anos.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email