Guimarães acolhe colóquio internacional de segurança e higiene que reúne 350 participantes

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho recebe nos próximos dias 9 e 10 de Fevereiro o Colóquio Internacional de Segurança e Higiene Ocupacionais – SHO 2012. A sessão de abertura é às 9h00, no Auditório Nobre do campus de Azurém, em Guimarães, com António M. Cunha, reitor da UMinho, Sérgio Miguel, presidente da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO), Miguel Costa, representante da Autoridade para as Condições do Trabalho, José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Vieira, vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, e Marlise Vasconcellos, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança.

O evento reúne cerca de 350 participantes provenientes de vários países e mais de 170 comunicações livres e posters. Destaca-se principalmente a presença de Ken Parsons, da Universidade de Loughborough (Reino Unido), que vai falar na quinta-feira, às 14h30, sobre ambiente térmico. O programa prevê ainda as intervenções de especialistas de renome internacional, nomeadamente Pilar Collantes, da OSALAN - Instituto de Seguridad y Salud Laborales del Gobierno de la Comunidad Autónoma Vasca, Jorge Gaspar, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Duarte Nuno Vieira, presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal, João Paulo Rodrigues, da Universidade de Coimbra, Juan Guasch, diretor do Centro Nacional de Condiciones de Trabajo, do Ministério de Trabajo e Inmigración de Espanha, José Teixeira, da UMinho, Beda Barkokebas, da Universidade de Pernambuco, entre outros.

O Colóquio integra seis sessões temáticas como “Safety Management”, “Ergonomics & Physical Environment”, “Chemical & Biological Agents” e “Fire Safety”, entre outros. Vão decorrer também vários painéis em simultâneo nas salas B1.14 a B1.17. O Colóquio encerra na sexta-feira, às 16h30, com os discursos de Paulo Pereira, presidente da Escola de Engenharia da UMinho, e António Magalhães, presidente da Câmara de Guimarães.

A iniciativa é promovida pela SPOSHO, sediada no campus de Azurém, e pelo Departamento de Produção e Sistemas da UMinho, em colaboração com as universidades do Porto, da Técnica de Lisboa e da Politécnica da Catalunha. A organização disponibiliza ainda a realização dos cursos “Heat stress and comfort” e “Is it possible to influence safety in construction?”, a decorrer respetivamente na quarta-feira, das 13h30 às 18h, e no sábado, das 10h às 12h30, em Guimarães.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email