Guimarães acolhe reunião de gastrenterologistas
Guimarães acolhe, sábado, uma reunião da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia. Na iniciativa serão abordadas temáticas da actualidade no diagnóstico, prevenção e tratamento das hepatites víricas B e C.Segundo o Director do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar do Alto Ave esta reunião enquadra-se no programa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, da qual sou o Vice- Presidente da Direcção, que tem uma forte vertente formativa e todos os anos faz com que se realize um evento desta natureza.
José Cotter explica ainda que a opção por este tema tem a ver com a importância que estas hepatites têm na população. Estima-se que em Portugal, cerca de 300 mil habitantes estejam infectados com o vírus das hepatites B e C. Por outro lado, sabe-se que a infecção por estes vírus é uma das causas principais, a nível mundial, de cirrose hepática e cancro do fígado. Por consequência, é também uma das causas principais do transplante do fígado. Contudo, há agora novas perspectivas no tratamento destas situações.
Nesta altura existem boas perspectivas com novos fármacos que melhoram substancialmente os resultados dos tratamentos, mas também num curto e médio prazo surgirão novos fármacos que permitirão evoluir ainda mais no tratamento desta patologias».
Marcações: Sociedade