Cimeira Ibérica reclama emprego como centro das políticas europeias

O emprego como centro das políticas europeias, é a solução para os desafios colocados pela nova realidade económica e social. Esta foi uma das conclusões da Cimeira Ibérica que esta sexta-feira decorreu no Centro Cultural Vila Flor juntando a UGT portuguesa e espanhola, a CGTP e as Comisiones Obreras.
Nas conclusões é sublinhada a importância da união entre as confederações sindicais do Norte de Portugal e da Galiza como garantia das melhores soluções para a actual crise que lançou para o desemprego milhares de trabalhadores. E nessa perspectiva, João Proença, da UGT portuguesa, salientou a necessidade do reforço da actividade sindical das confederações reunidas em Guimarães.
Por seu turno, Carvalho da Silva, da CGTP, sublinhou a ideia de que a luta dos trabalhadores da auro-região Norte de Portugal – Galiza, é por mais e melhor emprego.
A representante das Comisiones Obreras, prometeu que os trabalhadores vão reclamar políticas sociais sustentáveis e o reforço do papel do Estado nas economias nacionais.
No final da Cimeira Ibérica Sindical, os representantes dos trabalhadores do Norte de Portugal e da Galiza deixaram claro a necessidade de estabelecer um plano de emprego como base para uma Europa mais unida e forte.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email