Nova lei do tabaco entrou em vigor há um mês (ÁUDIO)

A nova lei do tabaco entrou em vigor há um mês e o balanço tanto é positivo... como negativo. Para o director-geral de Saúde, “há motivos para aplaudirmos os portugueses, que estão a cumprir a lei nos locais de trabalho, nos restaurantes, cafés, bares, ou seja, em todos os recintos fechados de utilização colectiva”. No entanto, para os estabelecimentos de restauração e bebidas a nova lei está a provocar quebras de receita que, em alguns casos, chegam a atingir os 70 por cento.

À reportagem do Guimarães Digital, esta manhã, o proprietário de um café de Guimarães falou de uma quebra de receitas na ordem dos 40%.



Para minimizar os efeitos da entrada em vigor desta lei, os proprietários procuram alternativas. Uma delas passa pela abertura de esplanadas.

Este responsável para além do café tem também um restaurante. Apesar de não existir zonas para fumadores, os clientes não aumentaram no restaurante, pelo que a colocação de um extrator de fumo está a ser ponderada.

Refira-se que, segundo a GNR, entre os dias 7 e 27 de Janeiro foram levantados 43 autos por violação da nova lei do tabaco, tendo sido ainda detidas três pessoas por desobediência. Dos 43 autos, 19 foram por iniciativa da Guarda e 22 por denúncias de terceiros. Todos os autos foram remetidos para a ASAE.

Marcações: Sociedade

Imprimir Email