Centro Ciência Viva na Zona de Couros
A Zona de Couros vai integrar a rede dos Centros de Ciência Viva existente no nosso País. O imóvel da antiga fábrica «Âncora» vai ser adaptado a uma nova funcionalidade, estando aberto o concurso público para a sua reabilitação. O objectivo deste projecto é o desenvolvimento de um conjunto de acções integradas de divulgação da ciência e da tecnologia capazes de dinamizar o pensamento e reflexão sobre o impacto das descobertas científicas e as suas implementações na sociedade.Além de pretender envolver a população de diferentes escalões etários, o projecto vai tentar atrair jovens para a ciência e tecnologia, mediante acções articuladas com escolas, em diversos níveis de ensino.
O Centro de Ciência Viva de Guimarães será singular a nível nacional, surgindo intimamente ligado à engenharia, na sequência da parceria existente entre a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho.
As temáticas contemplam as seguintes áreas: Vestuário e Calçado, Tecnologia e Processos de Fabrico, Telecomunicações, Transportes, Medicina, Energia, Reciclagem e Sustentabilidade, Tecnologia de Informação e Computadores.
De acordo com o Vereador do Departamento de Planeamento e Urbanismo, o Centro vai integrar a rede nacional e espera-se que esteja em funcionamento em meados do próximo Verão.
Marcações: Sociedade