Secretário de Estado atende às pretensões da Comissão de Covas
O Secretário de Estado dos Transportes atendeu às pretensões da Comissão de Utentes de Covas, no sentido de ser construída uma passagem desnivelada em rampa, em vez de escadas, na ligação entre a Rua António da Costa Guimarães e a EN nº 105. Num despacho proferido na sequência do processo de denúncia apresentada pelos utentes daquela via, relativamente à falta de segurança nas obras da REFER, no âmbito da modernização do caminho de ferro, o governante concorda com as propostas feitas pelo Inspector-Geral das Obras Públicas Transportes e Habitação.No sentido de atender às pretensões da população, a Inspecção propõe a edificação da reclamada passagem pedonal "em rampa".
A Comissão de Utentes de Covas já se pronuciou sobre esta proposta. Rui Almeida mostra-se satisfeito com o despacho do Secretário de Estado dos Transportes.
Refira-se que no relatório elaborado após visita ao local, os inspectores concluiram que a responsabilidade pelo deflagrar deste conflito "deve ser assacada à Câmara Municipal de Guimarães, enquanto entidade licenciadora/fiscalizadora das obras, por ter permitido a construção de uma passagem pedonal subterrânea nos moldes patentes no terreno que, mesmo com a abertura do lanço de escadas no túnel, "não irá cumprir todas as funcionalidades para que foi construída, uma vez que não estão asseguradas as condições mínimas de segurança para a circulação das pessoas", citamos.
Numa primeira reação o assessor de imprensa da Câmara Municipal de Guimarães salvaguarda que algumas das observações da equipa inspectiva não foram acolhidas pelo Inspector Geral. De qualquer modo a autarquia está a analisar o documento e remete uma posição sobre o assunto para o início da próxima semana.
Marcações: Segurança