Oratório do Senhor da Agonia vandalizado espera há um mês intervenção

O oratório dedicado ao Senhor da Agonia, localizado no acesso ao mercado municipal e à feira semanal de Guimarães, foi vandalizado. Há um mês que o monumento religioso está pintado com uma tinta florescente.

Orlanda Cardoso, moradora na Rua da Liberdade, lamenta o atentado contra o património, indicando que o crime causou-lhe profunda consternação. “Vivo aqui ao lado e desde que colocaram este oratório, procuro ter o local asseado. Há muitas pessoas que colocam velas a arder e é preciso recolher os restos da cera. Não sou zeladora, mas afeiçoei-me àquela imagem que tem muitos devotos”, explicou, assinalando que as inscrições foram colocadas durante um fim-de-semana.

“São os seguranças do Mercado que abrem e fecham as portadas do oratório, todos os dias. Só que, a fechadura foi rebentada. Não sei se foi de dia ou de noite que fizeram isto. É inqualificável. Apareceu tudo pintado e havia um papel com uma espécie de oração escrita. Não sei o que passa pela cabeça das pessoas para fazerem isto”, desabafou, manifestando esperança de que o oratório seja recuperado.

“Quem é que gosta de ver isto. Ninguém”, acrescentou a moradora, considerando que durante a noite aquela zona da cidade precisa de mais policiamento. “As pessoas não saem à rua porque têm medo e quem quiser fazer este tipo de maldades tem tempo”, continuou, assinalando que o oratório tem muitos fiéis.

 

Marcações: Segurança

Imprimir Email