PSP lança policiamento de proximidade em Guimarães
A Polícia de Segurança Pública de Guimarães está a implementar o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade. Este programa visa sistematizar mecanismos de articulação entre as valências de prevenção da criminalidade e policiamento proximidade. O Sub-Comissário Pereira da PSP de Guimarães explica que com a expansão das cidades, aumento demográfico e pela geografia urbana que se alterou, a PSP ao adaptar-se a esta nova realidade teve que criar valências especializadas para corresponder e ter os meio necessários para cumprir a sua missão primordial de ordem pública. Ou seja, prevenir dando especial destaque à prevenção criminal.Dada esta evolução da sociedade, o tradicional policiamento apeado começou a fazer-se em veículos automóveis.
Agora houve a necessidade de reequacionar estas medidas de forma a aproximar a Polícia dos cidadãos para haver uma efectiva ligação, criar laços de confiança e com isto também conhecer melhor os problemas. Antecipando acções e prevenindo potenciais ilícitos criminais. Daí que o Policiamento de Proximidade tem uma importância muito significativa.
Como Comandante da Esquadra, o Sub-Comissário Pereira, é o gestor local do PIPP que tem como função avaliar as necessidades e monitorizar o trabalho que está a ser feito.
Em Guimarães, este Programa Integrado de Policiamento de Proximidade engloba todos os operacionais que andam nos carros patrulhas, investigação criminal e trânsito, mas a face mais visível é a formação das Equipas do Projecto Escola Segura e a outra é a Equipa de Proximidade e de Apoio à Vítima.
Marcações: Segurança