Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave conquista dois prémios

images/hospital-17.JPG

A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), estabelecida pela Unidade Local de Saúde do Alto Ave, foi duplamente reconhecida neste ano de 2024 pela sua "excelência e impacto" na promoção da investigação clínica aplicada aos Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Em comunicado a Unidade Local de Saúde do Alto Ave refere que a sua rede de investigação foi uma das quatro seleccionadas para receber a prestigiada Bolsa AICIB Cuidados de Saúde Primários 2024, no valor de 20 mil euros.
Este financiamento, promovido pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), visa a criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação em CSP, seguindo o modelo de Practice-Based Research Networks (PBRNs). O projecto conta com a parceria da Escola de Medicina e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, bem como da BlueClinical.
A RICSP destacou-se ainda na edição das Bolsas de Investigação APMGF|AICIB 2024, vendo um dos seus projectos de investigação premiados com o valor de quatro mil euros.

O prémio foi concedido pelo desenvolvimento de um projecto inovador no âmbito da rede, cuja cerimónia oficial de entrega ocorreu na cerimónia de encerramento do Encontro de Outono da APMGF, que se realizou em Fátima.
Estabelecida em Abril de 2024, a RICSP-AA tem como missão integrar a investigação científica na prática clínica diária, promovendo uma abordagem colaborativa e interdisciplinar para melhorar os cuidados de saúde dos utentes.
Com uma infraestrutura robusta, um plano de actividades ambicioso e um compromisso com a sustentabilidade financeira, a rede pretende posicionar-se como uma referência nacional em investigação clínica.

No mesmo comunicado salienta-se que a RICSP-AA "continua empenhada em transformar os cuidados de saúde em Portugal, alinhando a prática clínica com as melhores evidências científicas disponíveis.
Estes reconhecimentos premeiam o trabalho contínuo que na ULSAAVE se tem vindo a desenvolver, salientando este último ano de 2024, em várias áreas. Neste particular na investigação clínica e na clara aposta académica em prol da sua capacitação de resposta às necessidades da comunidade que serve com mais eficácia e competência, concluiu o documento.


Imprimir Email