Dia Mundial da Diabetes: Lions Clube de Guimarães alerta para as graves consequências da doença
Esta quinta-feira celebra-se o Dia Mundial da Diabetes. A propósito desta efeméride o Lions Clube de Guimarães convida à reflexão sobre uma doença "silenciosa" e que pode provocar consequências graves.
Neste contexto, José Novais de Carvalho alerta para a necessidade de estar atento a "sintomas que podem indiciar a existência da diabetes e que devem levar a uma ida ao médico", como sede fora do comum, emagrecimento e urinar com frequência.
Neste contexto é importante ter uma atitude preventiva, sendo certo que se deve adoptar uma "vida saudável e praticar exercício físico".
Estima-se que em Portugal há cerca de um milhão de diabéticos sendo que uma percentagem considerável desconhece ser portador da doença.
"Estamos perante uma situação, não só a nível nacional como mundial, que pode levar a que se possa falar de um problema de saúde pública", afirmou José Novais de Carvalho.
A Unidade Local de Saúde de Guimarães também assinala este Dia Mundial da Diabetes.
Até às 12h00 há rastreio com monitorização da glicemia capilar, avaliação do risco, numa acção que decorre na entrada principal e na consulta externa 3.
A iniciativa integra ainda uma exposição de alimentação saudável e aula de actividade física com professores da Tempo Livre, no átrio do piso 2, em frente à capela.
Marcações: diabetes