Governo + próximo: Ministro da Saúde inaugurou urgência do Hospital de Guimarães

No início do programa do «Governo + próximo», o Ministro da Saúde inaugurou esta quarta-feira o Serviço de Urgência Médica do Hospital da Senhora da Oliveira.

Na ocasião Manuel Pizarro ficou a conhecer não só o serviço que inaugurou mas projectos na unidade hospitalar de Guimarães. Nomeadamente o Centro de Investigação Clínica e as futuras instalações do serviço de psiquiatria.
O Ministro da Saúde disse que gostou do que viu e considerou o Hospital de Guimarães uma unidade de saúde do século XXI.
"O trabalho que aqui está a ser feito de modernização do Hospital é absolutamente impressionante e a dedicação e empenho das equipas e a abordagem daquilo que são as abordagens modernas da saúde. Primeiro, tratamento em ambulatório o que pode ser tratado em ambulatório e isso é essencial na cirurgia, na saúde mental, em todas as áreas e, depois, uma visão multidisciplinar. Tivemos oportunidade de visitar o que vai ser o novo serviço de saúde mental e a visão de que a saúde moderna exige médicos das várias especialidades, psicólogos, enfermeiros, técnicos de terapia ocupacional é tudo o que precisamos para uma abordagem que dê uma resposta completa às necessidades das pessoas", afirmou.

Confrontado com a reivindicação do Presidente da Câmara sobre a necessidade de ampliar as instalações do Hospital de Guimarães para continuar a garantir a qualidade do serviço que presta, o Ministro da Saúde falou de um projecto que está a ser estudado entre o Governo e o Município de Guimarães.
"Estamos a trabalhar nisso, é muito difícil renovar um hospital mantendo-o em pleno funcionamento e o hospital trabalha todos os dias e para se ter uma ideia ontem, na Urgência deste hospital foram atendidas quase 500 pessoas. Ora, o que é extraordinário é que construímos uma urgência nova mantendo a urgência a funcionar. A aspiração do senhor Presidente da Câmara é uma muito justa aspiração dos vimaranenses que se orgulham do seu hospital. Vamos continuar a trabalhar, paulatinamente, para alargar a capacidade do Hospital, neste caso com recurso a fundos comunitários e agora mais recentemente ao PRR que aqui podemos ver em pleno movimento".

Do Hospital de Guimarães o Ministro da Saúde seguiu para Moreira de Cónegos onde visitou as obras em curso do novo Centro de Saúde daquela vila vimaranense.


Marcações: hospital, Urgezes, Inauguração

Imprimir Email