Nova técnica para tratamento de tumor ósseo implementada no Hospital de Guimarães
O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG), através do seu Serviço de Imagiologia, realizou ontem uma intervenção percutânea no tratamento de tumor ósseo sob controlo por TAC.
Em comunicado, a unidade hospitalar realça que "o Osteoma Osteóide é um tumor ósseo com maior prevalência em crianças e adolescentes. É um tumor benigno, contudo, altamente doloroso, condicionando por isso uma morbilidade significativa e limitação da vida diária".
"Tradicionalmente, os Osteomas Osteóides eram tratados de forma cirúrgica, fazendo-se a recessão tumoral por abordagem aberta. A recuperação após a cirurgia era lenta, condicionando a retoma à vida normal", explica a referida nota enviada às redacções.
"A Termoablação Percutânea é uma técnica minimamente invasiva que permite a destruição do tumor ósseo através de uma agulha de radiofrequência. Esta agulha é colocada no centro do tumor através de uma incisão na pele com unicamente 3 mm de diâmetro, de forma minimamente invasiva e guiada por imagens de TC (tomografia computorizada)", explica o HSOG.
"Habitualmente os doentes submetidos a esta técnica têm uma recuperação significativamente mais rápida e menor número de complicações quando comparado com a cirurgia convencional, com alta médica no dia seguinte ao procedimento. Acrescem outras vantagens deste procedimento, nomeadamente uma menor taxa de complicações, fácil acessibilidade (não necessita de sala de bloco operatório), a rapidez da técnica (no total cerca de 45 minutos) e sem necessidade de suturas", acrescenta.
O HSOG junta-se a outros Hospitais de referência como o IPO, CH Universitário de São João, CH Vila Nova Gaia / Espinho, entre outros, na aplicação deste procedimento que ainda é recente em Portugal.
Marcações: Hospital de Guimarães, Serviço de Imagiologia, nova técnica