Slogan "Fumar mata" não se repercutiu na venda de tabaco
Fumar mata. É com estas palavras escritas a letras pretas e garrafais que se apresentam as novas embalagens dos maços de tabaco. Se o intuito era inibir o consumo, o resultado não está a ser o esperado, já que as desistências ao vício não se têm verificado. Pelo menos em Guimarães, onde os vários quiosques contactados pelo Guimarães Digital disseram não ter sentido uma quebra na venda de cigarros, depois do surgimento da campanha. Mastodos são unânimes. Os consumidores sentem-se incomodados com os avisos que parecem sentenças de morte.
Numa visita a um quiosque situado na Atouguia, Virgínia Silva referiu ao Guimarães Digital que a campanha não está a surtir efeitos, porque as pessoas já sabiam atempadamente quais os malefícios do tabaco.
Na Avenida Conde de Margaride, o quiosque de Fernando Ribeiro também não sentiu diferença nenhuma após o surgimento da campanha a não ser o facto de muitos fumadores considerarem este tipo de campanha uma estupidez.
Em Portugal estima-se que o número de fumadores seja de três milhões. Por isso, nunca é demais recordar que o tabaco aumenta a probabilidade dos fumadores poderem virem a contrair cancro no pulmão, nos lábios, na laringe e também de virem a ter alguma doença cardiovascular, ou bronquite crónica e enfisema, com insuficiência respiratória. Entre a indiferença e a irritação, os fumadores prometem no entanto continuar envoltos em fumo.
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