Obras no Centro de Saúde da Amorosa este ano
A Câmara de Guimarães anunciou esta segunda-feira que o Governo autorizou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS) a assumir um encargo para a realização de profundas obras de remodelação na Unidade de Saúde da Amorosa, valência integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave.A intervenção, que principiará em breve, tem por objectivo requalificar os equipamentos afetos à prestação de serviços de saúde, no âmbito dos cuidados de saúde primários.
Em comunicado, a Autarquia informa que "a obra será realizada em todo o interior do edifício, excetuando na área ocupada pela Unidade de Saúde Familiar São Nicolau, que efectuou recentemente obras de beneficiação". "O primeiro andar será todo remodelado, bem como o resto do piso inferior que ainda não foi intervencionado, num amplo conjunto de obras que abrange a Unidade de Saúde Familiar Amorosa XXI, Unidade de Cuidados Profissionalizados de Saúde (UCFP) e Unidade Recursos Partilhados (URP), num edifício cujos serviços são assegurados por 7 médicos, 7 enfermeiros, 5 secretários clínicos e 2 assistentes operacionais", refere, acrescentando que "este investimento assume uma importância fulcral na melhoria das condições de funcionalidade e acesso dos cidadãos à carteira básica de serviços, mediante o aumento da cobertura à população sem médico de família e, consequentemente, à obtenção de maiores ganhos em saúde, contribuindo para a consolidação da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários".
"A realização deste investimento implica a celebração de contrato que dará origem a encargos em mais de um ano económico, tornando-se necessária a autorização para a assunção de encargos plurianuais", sustenta o comunicado onde é referido que depois da intervenção no Centro de Saúde de Serzedo, "segue-se o Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, cuja solução está já a ser trabalhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e pela Administração Regional de Saúde do Norte".
"«Temos já um terreno definido, situado no perímetro da Igreja. Trata-se de uma possibilidade, bem como a beneficiação de um edifício público existente. É isso que está a ser conversado entre as partes em questão»", refere Domingos Bragança, citado no aludido comunicado. O actual serviço do Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, com instalações na rua Padre Ezequiel, é assegurado por 2 médicos, 2 enfermeiros, 2 secretários clínicos e 1 assistente operacional.
Marcações: Saúde