Hospital de Guimarães alerta população para recorrer à Urgência apenas em situações de urgentes

O Serviço de Urgência do Hospital da Senhora da Oliveira deve ser utilizado para casos urgentes. Este é o apelo feito pelos responsáveis hospitalares numa altura em que a afluência àquele serviço continua a aumentar.

Neste contexto, salienta-se que a forma mais adequada dos cidadãos se aperceberem da necessidade de se deslocarem aos serviços de urgência hospitalares é através da utilização do serviço Saúde 24, linha telefónica que “responde às necessidades manifestadas pelos cidadãos em matéria de saúde, contribuindo para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, através do encaminhamento dos utentes para as instituições integradas no Serviço Nacional de Saúde mais adequadas”.

Em alternativa, os utentes devem também recorrer ao respectivo médico de família no Centro de Saúde, situação particularmente importante na actual época de frio e gripe que vivemos. O Serviço de Urgência, recorde-se, deve ser utilizado para casos urgentes, tendo em conta a sua diferenciação técnica.

Em comunicado, o Hospital lembra que delineou o seu «Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas - modo inverno» no qual constam várias medidas para enfrentar a maior procura dos seus serviços nesta época de frio e gripe, entre as quais a parceria com diversas instituições na região através da contratação de cerca de 75 camas extra-hospitalares destinadas a doentes com alta clínica enquanto aguardam colocação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

 

Marcações: Saúde

Imprimir Email