Guimarães é Referência Europeia em Doenças do Metabolismo

O Hospital da Senhora da Oliveira foi considerado, pela Comissão Europeia, como um dos 69 centros europeus que integram a Rede de Referenciação Europeia das Doenças Hereditárias do Metabolismo.

A decisão foi tomada no passado dia 15 pela Comissão, tendo sido ultrapassadas com sucesso as várias fases da candidatura para a criação desta rede.

Desde Março de 2013 que o Hospital de Guimarães é Centro de Excelência em Doenças Lisossomais de Sobrecarga (LSD - doenças raras), tendo sido em Maio deste ano reconhecido como centro de referência nacional nesta área, que inclui cerca de 50 doenças raras. 
As DLS fazem parte do grande grupo das Doenças Hereditárias do Metabolismo, que inclui mais de 1000 patologias. 
O Hospital dispõe de uma vasta equipa de médicos, de várias especialidades, e outros profissionais de saúde que trabalham nesta área, acompanhando os doentes.

O Hospital acompanha actualmente cerca de 200 doentes com Doenças Lisossomais de Sobrecarga, sendo o maior centro ibérico e um dos maiores centros europeus de doentes com doença de Fabry devido a um «efeito fundador» da doença na região de Guimarães.


Marcações: Saúde

Imprimir Email