Hospital da Senhora da Oliveira está há 25 anos no actual edifício
Este domingo, o Hospital da Senhora da Oliveira completa 25 anos de actividade nas actuais instalações.O edifício onde funciona o Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães foi unaugurado há precisamente 25 anos.
A data vai ser assinada com um conjunto de iniciativas. Pelas 12h00, será celebrada missa na Basílica de S. Pedro, no Largo do Toural. Às 15h00, será aberta a exposição «HSOG do sonho à realidade», no átrio do piso 2, em que o Hospital mostrará à comunidade o seu passado, o seu presente e o seu futuro. Segue-se, pelas 15h30, a conferência de Joaquim Nogueira da Rocha, no auditório do Hospital.
Às 16h30, simbolicamente, num dos jardins principais serão plantadas 25 oliveiras, em alusão ao nome do Hospital e aos seus 25 anos. A iniciativa denominada «25 Anos, 25 Oliveiras», conta com a participação de 25 crianças para plantar estas árvores, sendo realizada em parceria com o Laboratório da Paisagem. Deste modo, o Hospital Senhora da Oliveira associa-se ao projeto «Guimarães mais Floresta» lançado no último ano numa parceria entre o Programa de Educação Ambiental PEGADAS, o Laboratório da Paisagem e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPJG). Este é um projecto que pretende promover a protecção e preservação da natureza, lançando o desafio de plantação de novas árvores em Guimarães. Depois do repto lançado às escolas para a plantação de uma árvore por aluno, a iniciativa lança agora o desafio às empresas do concelho. Desta forma, o Hospital dá o exemplo, tornando-se na primeira empresa a contribuir para o projeto «Guimarães mais Floresta» e cujo objetivo está em linha com um conjunto de ações que têm sido levadas a cabo na preparação da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia.
À noite, às 21h00, as comemorações contam com o espetáculo multimédia: Rui Massena + Oskar & Gaspar | Live Act. Jardins do Hospital. Este será um momento musical ligado com o vídeo mapping, projetado nas fachadas do Hospital. Um espetáculo de cerca de 30 minutos que será também transmitido em direto para os doentes internados, através do circuito interno de TV do Hospital.
Marcações: Saúde