Rotary realiza hoje jantar de apoio ao Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave

O Rotary Club de Guimarães, a Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave e Câmara Municipal de Guimarães juntam-se para implementar um projecto solidário que tem como objectivo levar a excelência ao qualificado serviço de cardiologia do Hospital de Guimarães e salvar ainda mais vidas.

Para dotar o Hospital de Guimarães com um laboratório de Hemodinâmica, realiza-se esta sexta-feira, pelas 20h00, na Pousada de Santa Marinha da Costa, um jantar solidário que reunirá dezenas de empresários da região no sentido de angariar donativos. Este serviço vai permitir dar uma resposta imediata aos doentes, nomeadamente, na fase aguda do enfarte do miocárdio. Actualmente, para isso ser possível são consumidos muitos recursos, portanto é preciso uma equipa médica e enfermeiros e uma ambulância de cuidados intensivos que acompanha o doente sempre que vai fazer um tratamento. No ano passado foram percorridos mais de 120 mil quilómetros de ambulância pelos doentes, médicos e enfermeiros de serviço. O rotário e médico cardiologista Vítor Sanfins, considera esta forma de mecenato fundamental. “Só será possível a aquisição deste aparelho com a colaboração das empresas e da Cidade na concretização dessa iniciativa”. 

Qualificar ainda mais

Trata-se de um serviço bastante dispendioso mas imprescindível principalmente quando o CHAA – Centro Hospitalar do Alto Ave, em Guimarães, já disponibiliza um bom serviço de cardiologia como refere o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Guimarães, Delfim Rodrigues. “É importante salientar que o nosso serviço de cardiologia dispõe, em termos nacionais, de competências únicas e de vocações ímpares, sendo um dos mais seguros do serviço nacional de saúde como, aliás, foi recentemente reconhecido por especialistas numa reunião nacional que foi realizada aqui em Guimarães”. 

Salvar ainda mais vidas

O laboratório de hemodinâmica é equipamento para estudo das artérias do coração, avaliando o seu grau de obstrução (por exemplo na angina de peito) e permitindo fazer a sua desobstrução (angioplastia) em caso de angina de peito ou enfarte agudo do miocárdio. O chefe do serviço de cardiologia e presidente da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave, António Lourenço, explica a importância deste serviço. “A diferença de disponibilizarmos este serviço no CHAA está no facto de salvar uma vida ou não. As doenças do coração têm de ter uma resposta imediata e, por isso, este laboratório é tão importante”. 

Rotary sempre com espírito de missão

Não obstante, o Rotary Club de Guimarães sempre atento à sua comunidade decidiu apoiar este projecto. “Depois de ter abraçado o projecto dos desfibrilhadores externos automáticos que foi pioneiro no nosso País, o Rotary Club de Guimarães decidiu também abraçar esta causa, que é extremamente importante para Guimarães. No nosso Clube já tivemos a oportunidade de debater, através dos responsáveis do serviço de cardiologia, as principais necessidades deste serviço e, como tal, ficamos a perceber a necessidade deste laboratório no nosso Hospital. E é também uma forma de nós contribuirmos ao lado da sociedade civil para conseguirmos trazer um serviço de cardiologia de excelência a nível nacional”, atesta, António Jacinto Teixeira, presidente desta Instituição. 

Presidente da Câmara quer serviço de excelência

A Câmara Municipal de Guimarães, como principal instituição vimaranense no que concerne a servir os seus munícipes e com o papel incontornável de melhorar a Cidade e suas infra-estruturas, também se juntou a esta causa nobre. “Esta iniciativa do Rotary Club de Guimarães e da Liga dos Amigos do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave é muito importante porque quer instalar uma valência de hemodinâmica no nosso Hospital. Nós temos um serviço de cardiologia muito bom e com este equipamento de hemodinâmica ficamos com uma marca de excelência para servir Guimarães, todos os concelhos à volta de Guimarães e até do Norte do País. Adquirirmos este laboratório é a diferença entre salvar uma vida ou morrer”, assegurou o Presidente da Câmara, Domingos Bragança.

Marcações: Saúde

Imprimir Email