Há falta de vacinas BCG em Guimarães

Há falta de vacinas BCG - Vacina contra a tuberculose com o bacilo de Calmette e Guérin. Em Guimarães, há bebés à espera da reposição de stock para receberem a vacina.

A BCG é uma vacina que faz parte do Plano Nacional de Vacinação pelo que tem de ser ministrada aos bebés até aos dois meses de idade.
Mas a falta da vacina tem feito com que ocorram sucessivos adiamentos. 

Os utentes têm de manter contacto com as entidades competentes para saber quando será possível receber a vacina em função das disponibilidades.

De acordo com a informação recolhida, a situação fica a dever-se à falta de resposta do produtor farmacêutico. Neste cenário, as diversas entidades de saúde, fazem a gestão de stocks por forma a melhor gerir a disponibilidade e, desse modo, minimizar os inconvenientes para os utentes.

O actual Plano Nacional de Vacinação recomenda apenas uma dose de BCG. Ultrapassado o período neonatal, a vacina deve ser aplicada tão precocemente quanto possível, tendo em atenção os intervalos recomendados entre a administração de vacinas vivas e entre estas e a prova tuberculínica. É de sublinhar que depois dos 2 meses de idade só deve ser administrado a BCG após prova tuberculínica negativa.

 

Marcações: Saúde

Imprimir Email