Cardiologia do Hospital de Guimarães inicia consultas externas «à distância»

O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Alto Ave, inicia, esta sexta-feira, consultas externas «à distância» para monitorizar doentes com "pacemaker" ou desfibrilhador implantado. "Com este sistema, podemos facilmente monitorizar a condição do dispositivo, ou seja, do seu coração, à distância, e sem este necessitar de se deslocar ao hospital para uma consulta", explica Vítor Sanfins, responsável pelo Serviço de Cardiologia.

Vítor Sanfins diz que "deste modo reduzem-se gastos, o que em tempo de crise é importante, sem prejuízo para o doente que ganha em qualidade de vida".
O sistema facilitará também a vida de jovens com cardioversores desfibrilhadores implantáveis, "que têm uma vida profissional muito activa e que se deslocam com frequência pelo país" e que, com o novo dispositivo, "não necessitam de ir ao hospital para serem avaliados, continuando o seu trabalho normalmente".

Este novo tipo de dispositivos permite a transmissão de dados, através de tecnologia sem fios, para um outro aparelho - um receptor - que, por sua vez, envia os mesmos, por exemplo, através de tecnologia de telemóvel, para uma central de dados, à qual os médicos e técnicos de cardiologia acedem.
 
Para além de possibilitar a monitorização por meio de consulta à distância, "outra grande vantagem destes dispositivos é o alerta imediato quando ocorre qualquer episódio cardíaco no doente", sublinhou Victor Sanfins.

Marcações: Saúde

Imprimir Email