Junta de Souto e Gondomar surpreendida com contestação do PSD a um acordo que aprovou

images/mnwallimages/900x600/images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/freguesias/souto_s_maria/junta_de_souto_santa_maria.jpg

O Presidente da Junta da União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar está surpreendido com a posição dos membros do PSD da Assembleia de Freguesia sobre as rendas das pedreiras arrendadas pela autarquia a uma empresa.

Em declarações ao Grupo Santiago, Fernando Cardoso lembra que o acordo que está na base da situação actual "foi aprovado, por maioria, na Assembleia de Freguesia, com cinco votos favoráveis dos deputados do PSD, incluindo dois dos subscritores da comunicação remetida esta semana à Junta". Acrescenta que "o PS votou contra, com três votos, tendo-se registado ainda uma abstenção".
Na sequência desta decisão, de Dezembro de 2020, foi decidido reduzir o valor da renda mensal de cinco mil euros passou para três mil "dadas as circunstâncias do mercado e a fase que a empresa atravessava à época, tendo como contrapartida a não exploração de três pedreiras". Valores que se mantêm actuais.
Neste contexto, a Junta responsabiliza o PSD pela "perda de uma receita considerável", confirmando que os social democratas entregaram na Junta, no dia 1 deste mês, o seu pedido para a renegociação do acordo.

Em comunicado, a Junta revela que a empresa Nital, em Dezembro de 2020 tinha uma dívida por rendas em atraso de 40 mil euros, tem vindo a regularizar a situação ao longo dos anos, sendo actualmente de cerca de nove mil euros, sem "qualquer perdão da dívida e o seu pagamento continuará a ser feito até à sua liquidação total".
A concluir o Presidente da Junta refere estar em curso um processo negocial com a empresa "com perspectiva de chegar a um novo acordo o mais rápido possível". No entanto, acrescenta, "temos de estar conscientes que o aumento das rendas pode levar também à reactivação de pedreiras e que isso pode ter um impacto ambiental negativo para a União de Freguesias, em especial para a população de Gondomar".


Marcações: Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, padreiras

Imprimir Email