Ronfe aguarda construção de rotunda com obras de requalificação da EN 206 entre Guimarães e Famalicão

images/fotoarquivo/2018/freguesias/ronfe/EN206.jpg

A obra de requalificação da EN 206, abrangendo cerca de 15 Km, entre Famalicão e Guimarães, começou na passada segunda-feira, dia em que a Oposição questionou a maioria socialista se a empreitada da Infraestruturas de Portugal contempla a construção de uma rotunda na vila de Ronfe.

Numa intervenção na reunião do Executivo, o vereador social-democrata Ricardo Araújo lembrou uma pretensão antiga da população, "várias vezes prometida pelo PS e que objectivamente não está prevista na obra que está em início de execução". "Infelizmente, nesta empreitada não está prevista a criação da rotunda", lamentou.

O Presidente da Câmara reagiu, garantindo que a rotunda em Ronfe será construída, numa zona da EN 206 com o objectivo de facilitar o acesso ao complexo desportivo, estando o projecto já elaborado em articulação com a centralidade da Vila. "Andamos há dois ou três a defender a centralidade de Ronfe", afirmou, ao assinalar a pretensão dos municípios de Guimarães e Famalicão em reabilitar a estrada, dotando-a de um perfil ciclável nas zonas onde pudesse ser introduzida essa funcionalidade. "A IP não atendeu a essa proposta e decidiram avançar com um projecto de requalificação já com sete ou oito anos, sem considerarem a centralidade da vila. A EN 206 divide Ronfe a meio e pretende-se uma obra qualificante. O projecto está pronto", insistiu Domingos Bragança, ao assegurar que o Município estabelecerá com a IP um acordo de gestão para a execução da rotunda, "em que uma parte pagará a IP e a outra a Câmara".

O Presidente da Câmara defendeu a necessidade de construir a rotunda na EN 206 para facilitar a acessibilidade ao complexo desportivo, a um centro logístico e ao miolo central da vila de Ronfe, manifestando a disponibilidade do Município para que a obra seja cruzada com a empreitada de requalificação da via.

Com efeito, a obra da Infraestruturas de Portugal prevê a construção de duas novas rotundas, ambas no concelho de Famalicão (Vale São Cosme e em Vermoim), não estando prevista na empreitada solução semelhante para a vila de Ronfe.
Envolvendo um investimento próximo dos 9 milhões de euros, a empreitada tem o prazo de 420 dias, tendo como objectivo a requalificação daquela estrada, no troço que se inicia na rotunda de acesso à variante nascente de Famalicão e que se desenvolve até à ligação com a EN 310, no concelho de Guimarães, em Brito.

Pela importância do troço a intervencionar, que atravessa várias zonas urbanas e que é utilizado diariamente por milhares de automobilistas, os principais objectivos da empreitada são a melhoria das características da via e o incremento das condições de segurança e de circulação.

Além da beneficiação geral da estrada, ao nível do pavimento, da sinalização horizontal e vertical, dos equipamentos de segurança e sistemas de drenagem, a obra envolve a reformulação geométrica de interseções, em particular a construção de duas novas rotundas, em detrimento dos entroncamentos existentes.

Marcações: Ronfe, requalificacao EN 206

Imprimir Email