Candidatura de Ricardo Costa organiza conferências sobre governação de Guimarães

images/fotoarquivo/2018/politica_ps/ricardo_costa/ricardo_costa_candidatura_mitpenha.jpg

«Convenções grandes territórios» e «Compromisso com Guimarães», são temas de dois ciclos de conferências promovidas no âmbito da campanha do socialista Ricardo Costa à Câmara de Guimarães nas autárquicas deste ano. A iniciativa foi apresentada esta quarta-feira e visam uma "reflexão sobre o território e prioridades da governação".

Os ciclos têm um total de 12 eventos e arrancam no mês de Fevereiro e decorrerão até Junho, integrando no seu programa convidados locais e nacionais de relevo.
O ciclo «Compromisso com Guimarães», promoverá a discussão sobre mobilidade, coesão territorial, economia, desenvolvimento social e democracia. O primeiro debate acontece já no próximo dia 1 de Fevereiro, nas isntalações da cooperativa Fraterna, a partir das 15h30, e tem como tema «Desatar o nó da habitação». Terá como oradores Marina Gonçalves, ex-ministra da Habitação, e o arquitecto Paulo Castelo Branco, com moderação de Gabriela Nunes, líder da bancada socialista na Assembleia Municipal de Guimarães.
Este ciclo terá um total de seis debates e tem como objectivo reflectir sobre preocupações reais dos vimaranenses e incorporar os resultados da discussão no programa autárquico.

Ainda no mês de Fevereiro, no dia 22, às 15h30, no Laboratório da Paisagem, discute-se «Ordenamento do território, ambiente, mobilidade e coesão territorial». O encontro tem como oradores André Fontes, docente de arquitectura, Sandra Vasconcelos, consultora e António Ramos, consultor, e conta com a moderação de Daniel Pinto, membro do secretariado do PS Guimarães.
As convenções sobre o território pretendem dar um olhar mais profundo sobre a identidade de Guimarães. E uma discussão descentralizada sobre temas como o desenvolvimento industrial, o património, a paisagem e a transformação demográfica. Pretendem também envolver agentes locais e autarcas, abarcando, num conjunto de seis conferências, todas as freguesias do Concelho.
A primeira convenção terá como tema central o «Rio Ave como agregador territorial», estando marcada para 15 de Fevereiro, às 15h00, no Salão Nobre dos Bombeiros das Taipas.

No dia 15 de Março, em Brito, a partir das 15h00, debate-se o «Desenvolvimento industrial e o desenvolvimento cultural e comunitário». Um encontro com moderação de Francisco Ribeiro, com a participação de José Bastos, ex-vereador da Cultura de Guimarães, e Marta Mota Prego, chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico na Câmara Municipal de Guimarães.
Para Ricardo Costa que marcará presença nos debates, esta iniciativa "marca uma nova forma de envolvimento da população e dos vários agentes do Concelho”, acrescentando que “é um ponto de partida num programa autárquico que se pretende abrangente, efetivo e aglutinador das necessidades de toda a população, sem perder de vista as principais bandeiras que marcam esta candidatura”.


Imprimir Email