Verbo Divino vai acolher CESPU
O executivo vimaranense aprovou, na segunda-feira, a instalação da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino. A revelação foi feita pelo Presidente do Município de Guimarães.
Domingos Bragança falou de uma "oportunidade" para Guimarães acolher uma instituição de ensino superior com mais de 7.000 alunos na área da saúde já no próximo ano lectivo 2025/2026. "São dois pisos para a CESPU, que funcionará em articulação com o Hospital de Guimarães e a Universidade do Minho. Terá um curso superior em administração hospitalar e outro em administração em saúde. Mas os projectos vão mais longe do que isso, com cursos tecnológicos de cirurgia robótica ou de organização de dados do hospital, ou seja, será nas áreas tecnológicas emergentes", avançou.
O Verbo Divino é um espaço alugado pela Autarquia de Guimarães para os próximos 20 anos que acolherá também uma creche. Domingos Bragança sublinha que não haverá conflito com a resposta social e que a resposta deste ensino público funcionará também em colaboração com o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde Pública. "Há ainda um pedido da Universidade do Minho para instalar o Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) e o Centro ALGORITMI", acrescentou.